(2:16):
Etiquetas: Berlin
Etiquetas: marconigatan adress
Um hotel, serviços de vária ordem, restaurantes e duas salas de espectáculos – uma das quais o teatro Capitólio, devidamente recuperado – fazem parte dos edifícios previstos por Aires Mateus, que só tinha previsto 25 mil metros quadrados de construção, mas que, tal como os restantes concorrentes, teve de subir esse valor para 32 mil para se adaptar ao programa de concurso estabelecido pela câmara.
O arquitecto, que já tinha vencido a primeira fase do concurso, quer criar no antigo Parque Mayer mais um pedaço de cidade, com uma praça à volta do Capitólio e várias ruas. “Toda a zona será pedonal”, explicou hoje, dia em que soube que o projecto que irá por diante será o seu. Como o quarteirão está num declive, foram pensados alguns meios mecânicos, embora restringidos ao mínimo para ajudar os peões a vencer os desníveis que separam a Rua da Alegria da Rua da Escola Politécnica: escadas rolantes e elevadores. Ainda não é certo que no local fiquem bibliotecas e livrarias especializadas em artes plásticas e artes de palco e residências para artistas, como previu Aires Mateus inicialmente; a autarquia pediu aos concorrentes um programa de ocupação versátil do espaço para poder encaixar as valências que mais tarde entender.
Autor, com Frederico Valsassina, do projecto de um polémico edifício para o Largo do Rato que a Câmara de Lisboa não quer deixar construir, o arquitecto irá agora ajudar a autarquia a desenvolver um plano de pormenor para o quarteirão do Parque Mayer, uma área mais vasta que o antigo recinto do teatro de revista. O seu plano prevê ainda a recuperação do museu da Faculdade de Ciências.
O gabinete AXR Portugal Arquitectos, de Nuno e José Mateus, manteve o segundo lugar que conquistou na primeira fase do concurso. A sua proposta assentou em três eixos que caracterizam a zona: Ciência (museus), Natureza (Jardim Botânico) e Arte (Parque Mayer). As intervenções davam novos usos às construções existentes, embora também se admitisse um novo edifício de ligação à Praça da Alegria. Outras apostas: escolas de arquitectura paisagística e de jardinagem, hotel com 60 quartos e casa de chá suspensa (sobre o Parque).
Gonçalo Byrne, que ficara em 5.º lugar, subiu no alinhamento final à 3.ª posição. A sua proposta, com novos acessos à Praça da Alegria e Rua do Salitre, prevê uma capacidade construtiva de 60 mil m2 de habitação, hotelaria, comércio e serviços. O Capitólio, inserido num “denso tecido urbano multiusos”, beneficiaria de uma ligação por meio mecânicos ao Jardim Botânico.
in público
Etiquetas: entre cá e lá.entretanto em portugal
Etiquetas: nós por cá
meus amigos... este video demonstra que, ao contrário do que muitos pensavam, o grande Bruno Aleixo afinal está vivo!!!! Mais: sabe o que é bom e como tal mandou-se para a Cidade Maravilhosa!!!! Quem sabe sabe...!
não sei se este anúncio esta a passar em Portugal...é muito bom...!
Falou!
What is great architecture?
Pode parecer extensivo, mas vale a pena ver. Desde Niemeyer, a passar por Norman Foster e Zaha Hadid, a arquitectura de hoje explicada na 1ª pessoa.
Isto de ver a seleção perder 6-2 contra a seleção do país onde sou estrangeiro (gringo como eles dizem) não é nada fácil! Principalmente atura-los no dia a seguir!!! Que ela nos ajude! lol
A gravura é de um pintor português (por acaso também é arquitecto), João Abel Manta. Vejam no publico.pt as fotos de uma exposição dedicada à sua obra!!! Muito interessante!
http://static.publico.clix.pt/docs/cultura/caprichosedesastres/
beijinhos e abraços
Hoje fiz um bolo de chocolate.
Etiquetas: nós por cá
Etiquetas: Berlin, é pá polémica
Etiquetas: Romani
Etiquetas: nós por cá
LeTamtam@Elevate.
Porque, apesar do que se diz por aí, aqui na Áustria, as pessoas não são todas assim "tão tão" - "tamtam" (ahah) - "certinhas" quanto isso, e concretamente há em Graz um "colectivo" especial - Le Tamtam - que, obviamente esteve no Elevate - e é claramente daqueles que vai para a Cave e faz festas particularmente esquizofrénicas. Para além disso, o Alex - que é gay (óbvio) e nos recebe sempre em casa dele para trabalhar com uma garrafa de muito bom vinho mas não tão bom café (o que reduz a uma as hipóteses ainda remotas de escolha) -, diz que o "amigo" (o "cabeça" da banda) é "amazing". Eu gosto particularmente da parte final da ficha técnica. :)
P.S Sei que num campo (bastante) alargado, dadas as possibilidades expostas de utilização deste definhado mas versátil "equipamento hospitalar", este pode ser também um post arquitectónico. :)
Etiquetas: austria.
para quem nos quiser visitar, dos 2 continentes, pela companhia aérea nacional (ou outra qualquer mais barata, claro está)
Etiquetas: Praha
in Wikipédia
Etiquetas: curiosidades
Recebi um convite interesante pelo myspace.. Acho que os erasmus também devem poder participar ^^
_____
O desafio GO! ARCHITECTURE visa a criação de um espaço arquitectónico num terreno proposto a priori.
O GO!ARCHITECTURE é uma competição de propostas arquitectónicas a realizar segundo um programa e um terreno específico que a serão revelados na data de abertura do concurso. O objectivo passa pela apresentação de propostas em modo maratona, com a duração de 48 horas (um fim de semana).
Este concurso é organizado por um grupo de estudantes da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, com o apoio da Associação de Estudantes da mesma faculdade.
Regulamento:
1 – O concurso decorrerá entre 7 e 9 de Novembro;
2 – As inscrições deverão ser efectuadas até ás 18 horas do dia 5 de Novembro, na associação de estudantes da FAUP ou através do e-mail; go.architecture.faup@gmail.com
3 – O programa e o terreno serão divulgados às 20 horas do dia 14 de Novembro através do envio de um e-mail aos participantes (caso o participante não receba o respectivo e-mail deverá contactar a organização através dos contactos no final deste documento referidos);
4 – Os grupos participantes deverão ser constituídos no máximo por 3 elementos;
5 – As propostas deverão ser apresentadas no formato de um cartaz A1, acompanhado de maqueta, sendo esta última facultativa. O cartaz deverá conter elementos elucidativos do projecto (obrigatoriamente plantas), podendo ser apresentado em formato manual ou digital;
6 – A entrega da proposta será efectuada no dia 16 de Novembro ás 20 horas, nas instalações da FAUP;
7 – As propostas deverão estar devidamente identificadas, caso contrário estarão sujeitas a eliminação;
8 – A avaliação das propostas será realizada por um júri constituído por reputados professores universitários (FAUP, FBAUP, ESAP);
9 – À organização reserva-se o direito de propriedade dos projectos e respectivas imagens sem fins comerciais directos e também, sem limite de tempo, designadamente em exposições e cartazes e na sua publicidade, seja pelos meios tradicionais, seja pelos meios informáticos.
10 – Às melhores propostas serão atribuídos dois 1ºs lugares, dado que é feita uma distinção entre os participantes alunos de arquitectura e alunos de outros cursos;
Claro que isso são pessoas desatentas que não sabem que o "fortuito" não tem obra construída.
Caros amigos, nada do que acontece no mundo é obra do "fortuito" (do "acaso" também não mas muito menos do "fortuito").
Por pura sorte, o encontro de que vos falo foi filmado. Só não o publiquei mais cedo porque esperava provas, mais palpáveis, que pudessem dar consistência a tudo isto. E finalmente o momento surgiu.
Agora que foram publicadas estas e mais estas coisas é chegada a hora de contar a verdade.
Os próximos 4 minutos podem mudar as vossas vidas, estejam preparados.
Etiquetas: los chilenos