DISSERTAÇÃO MESTRADO - Abaixo assinado

Caríssimos,
Embora a dissertação de mestrado esteja incluída no plano de estudos do 5ºano, a realização da mesma durante o período que temos disponível é quase uma missão impossível. Estamos a tentar acrescentar uma 3ª data às já existentes, uma data para finalistas em Dezembro ou até mesmo no fim do 1º semestre. Embora esta seja uma intenção difícil de concretizar está nas nossas mãos tentar coloca-la em prática e para isso é necessária a mobilização de todos.
Assim, foi elaborado um abaixo-assinado, no qual os interessados devem assinar:

Ao Conselho Cientifico da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto


Nós, abaixo-assinados, vimos por este meio solicitar a alteração dos prazos de entrega das Provas de Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura.
De acordo com o plano de estudos vigente a Prova de Dissertação está inserida no programa do 5º ano, enquanto disciplina do tronco comum. Contudo, e de acordo com os prazos estipulados no regulamento, a entrega, no dito prazo normal, é até 30 de Junho, o que significa a entrega e aprovação do plano de estudos até 31 de Março.

Os alunos do 5º ano, no primeiro semestre, têm de efectuar três disciplinas anuais do tronco comum para além das duas semestrais, bem como iniciar a pesquisa para a dissertação no sentido de elaborar o plano de estudos. Apesar do seu carácter provisório, este deve ser entregue até ao final de Março, explicitando as motivações pessoais, bem como os objectivos e o método a ser desenvolvido. Isto significa já um desenvolvimento e estruturação da mesma no sentido de ser assinado pelo orientador e aceite pelo conselho científico.

Para além de sentirmos que o prazo da entrega do plano de estudos, na época normal, é muito próximo do culminar das disciplinas semestrais, havendo pouco tempo para o mesmo, também nos parece audaz acreditar que é possível efectuar uma prova de dissertação em apenas 90 dias, tendo em conta que nesse mesmo período de tempo continuamos a ter três disciplinas anuais do tronco comum do curso.

Efectivamente estamos num período de transição, e como tal esperamos que o conselho científico seja sensível a isso. Nos anos anteriores os alunos que efectuavam a prova final tinham um ano lectivo para efectuar seminário ou estágio e a prova de licenciatura, sendo que o seminário ou estágio ocupava apenas o primeiro semestre. Isto significa que, para além de ser uma prova de mestrado em vez de licenciatura, com um grau de exigência semelhante, temos apenas noventa dias para a concretizar, e esse tempo não é única e exclusivamente dedicado à mesma.
Ainda de acordo com o regulamento da prova sabemos que a faculdade nos garante um prazo de recurso. Porém esse prazo significa entregar a prova até 31 de Agosto, o que pressupõem a entrega do plano de estudo até 31 de Maio.
De acordo com ambos os prazos, o aluno que entregar, ora a prova na época normal, ora o plano de estudos na época de recurso, não tem efectivamente as disciplinas do 5º ano concluídas. Por outro lado, os alunos que beneficiaram do programa de mobilidade Erasmus não têm a possibilidade de terminar o curso este ano, devido às datas vigentes.

Os alunos acreditam também que a entrada da nossa faculdade em Bolonha deveria significar não a justaposição de dois anos num, mas uma completa e geral reestruturação de todo o plano de estudos do curso, de forma a que o resultado das provas de dissertação de mestrado atingisse elevado grau de qualidade, como sempre fomos habituados a atingir.
Desta forma o que propomos é a existência de uma época de entrega da prova de dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura em Dezembro, que não implique o pagamento de mais um ano de propinas.
De acordo com a situação acima descrita, vimos por este meio, mostrar o desagrado pela falta de atenção aos problemas efectivos que este ano de transição apresenta, como também pedir uma audiência com os responsáveis pelos órgãos da faculdade, nomeadamente com o conselho directivo, o conselho pedagógico e a comissão consultiva.


Porto, 8 de Março de 2009

5 Comments:

  1. ich filipe said...
    Onde é que eu assino?
    Pode ser aqui? :P
    peepshow said...
    pois... e onde é que a gente assina?
    el vitorio said...
    assinar no blog??!!
    Unknown said...
    realmente... a ideia mais inteligente está fundida pá! ahah
    Têm a minha assinatura aqui! *
    João Costa said...
    assinei...!!!

Post a Comment




Blogger Template by Blogcrowds


Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.