Transantiago!!!!!!



Hola chicos!!

Por aqui por Santiago começamos a ver os meses a passar e o erasmus a acabar :)  estamos aqui a coisa de 3 meses e só sentimos passar uma semaninha.... as viagens e os tempos livres começam a escassear cada vez mais... aproxima-se o final do semestre e os trabalhos e testes desta faculdade de alucinados multiplica a cada dia.... parece que nunca vai acabar...

Mas agora falando de trabalho... o nosso taller = projecto é sobre o nosso já grande amigo Transantiago.... o grande problema da actualidade Santiaguina.

Pois é meus caros futuros arquitectos e urbanistas ( "ruadores" como diria o grandioso Portas), o grande problema actual do Chile não é a pobreza, esse flagelo social agora mais marcado com a crise.
Apesar de existir não é sentida de forma tão abrupta aqui no Chile como no resto da América Latina, não é nada parecido ao que fez passar o premiado deste ano de Veneza, A. Aravena aquando da sua passagem aí pela Faculdade.

O grande problema aqui para os Chilenos são mesmo os STCP aqui da zona, os bus, os seus "recorridos", os seus "paraderos", tudo que os envolve e mais alguma coisa.
Hace pocos años los nostros amigos Chilenos... viviam na perfeita anarquia dos transportes públicos, não existiam paragens, as pessoas baixavam quando queriam, os preços variavam até montantes estranhissimos, os autocarros andavam por ai abrir a ver se conseguiam fazer o máximo de percursos por dia...

Mas dizem eles que funcionava e agora reclamam que não funciona...

Agora muito mais actualizados, com o seu próprio "andante" e com uma ordem estabelecida pelo governo as coisas parece que pioraram... Ao que parece o planeamento e a escolha dos recorridos não satisfez a população e resultou em milhões de pesos gastos para uma coisa que é necessário repensar e alterar...

Agora querem que nós, 3 míseros tugas numa cidade estranha de 6 milhões de pessoas consigamos perceber o que está mal e pensemos em alternativas :)
É este o nosso projecto urbano e cá andamos e teremos que andar por mais 2 meses... a respirar Transantiago, a vê-los sempre aqui da janela nos seus paraderos... quando saímos para a rua quase somos atropelados pelos inúmeros autocarros que atropelam tudo que se mova... viajamos neles.... eles estão na TV... eles estão nos jornais... eles estão na Faculdade... eles estão nos blogs....  

e agora também fazem parte da vossa vida :)




 

2 Comments:

  1. maike said...
    "Hace pocos años los nostros amigos Chilenos... viviam na perfeita anarquia dos transportes públicos, não existiam paragens, as pessoas baixavam quando queriam, os preços variavam até montantes estranhissimos, os autocarros andavam por ai abrir a ver se conseguiam fazer o máximo de percursos por dia..."

    Isto é o que se passa por aqui!! Porquê que têm de complicar a coisa?? Funciona! Acrescentando o facto se haver "micros discoteca" e ser uma autêntica aventura o percurso viña-valpo, que é o mesmo que matosinhos-porto (nem tanto).

    Que se lixe essa wea e mandem parar os autocarros fora das paragens!
    el vitorio said...
    Toda a razão Maike!! Como posso confirmar por experiência própria em Valpo realmente funciona bem :)

Post a Comment




Blogger Template by Blogcrowds


Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.