Ainda assim, fica tu sabendo meu amigo canastra, peep-show, pseudo-dom quixote-do-século-vinteum ou o que mais se te quiser chamar, que a tua retórica, para ser praticada, precisa de um destinatário. E fica tu sabendo tambám, caro sejimo, que, exactamente por isto, precisas tu muito de nós, bem mais do que nós precisamos de ti.
Torna-se portanto mister afirmar, talvez em nome de todos os quantos frequentam este sítio, que, estando nós, que penso estarmos, num mundo livre e democrático, (ainda para mais usando o supostamente-mais-democrático-dos-meios-de-comunicaçao) terá que ser desde já dispensada a figura do censor pidesco. E digo tal coisa apelando ao teu sentido de justiça e igualdade de tratamento… Isto por que, tendo tu o direito de nao querer ver as fotografias pessoais das pessoas que aqui escrevem, tambem tenho eu o direito de nao querer olhar directamente para o teu nú ideológico, ainda para mais sem aviso prévio.
E é principalmente tal direito que me move a escrever estas palavras: o direito a nao ter que te ver nu, dançando à minha frente segundo os passos de uma qualquer dança bizarra que terás aprendido num par de livros bolorentos.
Fica aqui aberta e fechada a minha opiniao quanto a este assunto, prometendo que o proximo post (data incerta) tera um inquantificável valor de serviço público. (pérola encontrada na biblioteca da puc…)
Uma maneira mais bonita de dizer as coisas?
Etiquetas: marconigatan adress
Etiquetas: marconigatan adress
Bem ainda me faltam 2 semanas e meia para abandonar o nosso Portugal e pisar solo italino, no entanto não podia deixar de mandar abraços e bjnhs a todo(a)s coitadinho(a)s "que ja lá estão". Como ainda nada tenho de emocionante para postar fico-me por aqui.
Ah !!Kiko as fotos que colocaste tão muito boas, e pude verificar que me colocast ao lado da nossa linda dançarina de tango Cassandrinha. Não podia ficar indiferente portanto:
querida Cassandra tive a falar com os directores da cooperativa de vinhos Casal Garcia e contei-lhes do teu caso. A ideia agradou-lhes e olha aqui está o resultado:
Cassandrinha aposto que ja taz cansada de tanto rir.bj
p.s. Joãozinho e Migéuzinho cadê voces?cadê as garotas di Ipanema?(ainda não consegui falar com voçes!!!)
Etiquetas: Nós (ainda) por cá
Meu caro amigo Ricardo é com imensa surpresa que vejo que resolveste descer a terra e comunicar com os restantes mortais estudantes de arquitectura.
Mas não é com pesar ou surpresa que revejo mais uma vez as tuas opiniões radicais, que têm algum sentido, mas revelam a pretensão de querer ser o dono da verdade.
Não querendo retomar discussões antigas e propondo que as próximas tenham lugar aqui em Santiago do Chile, apenas relembro que este blog não é apenas um blog de arquitectura, mas sim uma página onde cada um possa escrever e mostrar todas as suas experiências erásmicas, (obrigado quico pelo termo) desde o mais comum e saboroso mergulho no mar até ao pasmar numa futura chegada a Brasilia (que está no meu “roteiro”, se é que alguma vez pretendo ter um).
É normal cada um pensar que tem melhores ou piores experiências que outros, que vive melhor ou mais correctamente, que vê mais ou menos arquitectura, mas não devemos ficar tristes apenas porque outros têm opiniões ou modos de vida diferentes.
Apenas porque outras pessoas resolvem gastar o seu tempo livre noutras coisas que não apenas na busca incessante de referentes arquitectónicos, coisa que tu supostamente abominas, mas que todos fazemos nos locais mais infimos e estranhos, seja consciente ou inconscientemente. Este blog não é claramente 1 sinal da decadência de uma geração de jovens arquitectos e tu bem o sabes…
É óbvio que os velhos do restelo sempre existiram e sempre existirão, mas não acredito que sejas um deles Peepshow!!!
Poderia recorrer-me dos naturalistas Rousseau ou mesmo Thoreau, para te mostrar que a vida não é apenas arquitectura e ainda bem. Ou entao mesmo recorrer a teorias mais relacionadas com a arquitectura como a Cabana primitiva ou a vida de Heidegger, mas acho que já os conheces bem e não são para aqui chamados…
A verdade é que resolvi passar os meus únicos 15 dias de férias com a famelga, que está muito longe de ser uma familia ligada a arquitectura (seja isso bom ou mau...). Resultaram numa boa farra, boas experiências e uma boa viagem para iniciar este ano que vou passar num Continente estranho, com outros costumes e claro outra arquitectura e uma relação com esta que espero que seja bem diferente da que vivemos em Portugal ou na Europa.
Em relação à questão da privacidade, acho que isso parte de cada um saber o que quer mostrar ou não no “nosso livro de recordações e transmissões” de erasmus, “además” como bem sabes alguns dos arquitectos que mais admiramos têm uma visão completamente diferente da que nós estamos habituados em relação a esta questão social…
A verdade é que não pretendo passar a minha vida apenas envolto em betão, ferro e vidro ou mesmo metido nos livros de Koolhaas… Mas como tanto pedes deixo-te aqui com algumas imagens que revelam que “afinal o meu roteiro também passa pela arquitectura”…
Faculdade - Pátio Novo (mão do Aravena e da directora da escola (Cecilia Puga), a biblioteca é no menos 1, muito boa por sinal)
A instalação é de alunos de cá, são comidos por instalações de madeiras e modelações de protótiposCasino - Bar ou Cantina, voltados agora para a parte mais antiga, apesar de ser uma construção recente, ao que parece a faculdade é uma sucessão de novas contruções que eles vão fazendo e recuperando.
Faculdade de informática (Aravena) - Ainda não conseguimos fotos decentes
Casa do Neruda por aqui em Santiago - Arquitecto ou escritor??Palácio de La Moneda
Centro Cultural de La Moneda - mesmo por baixo da praça em frente ao Palácio
Nasceu outro por trás...
Santiago Center - pelos vistos foi um tal de Brunner que andou para aqui a desbundar nas Manzanas
Santiago do cerro de S. Cristovão.. smog.. é necessário voltar num dia melhorMuitos posts estão já aqui preparados para encher este blog, mas o tempo escasseia e ao que parece a Internet aqui do Chile não é a que estamos habituados...
Etiquetas: valparaíso
Etiquetas: marconigatan adress
Etiquetas: arq./a, é pá polémica
Urca
Etiquetas: o Carioca Português
Mas antes de mais nada, queria mesmo dizer uma coisa... não sossegava se não o dizia.
Sem querer ofender, confesso que estou desanimado com a geração de arquitectos que provavelmente me irá acompanhar um dia mais tarde. Sem precisar de fazer juízos de valor muito profundos, deduzi pelas fotos, que a arquitectura ainda não faz parte do vosso roteiro... Não querendo passar por moralista, não vou dizer cruelmente o que eu acho, preferindo então picar-vos ao dizer que não se cheira arquitectura para estes lados. Digo isto porque não tarda somos profissionais, e se esta coisa não nos apaixona...
Só vos digo isto porque iria achar no mínimo chato, ter como colegas, gente que nem gosta assim tanto do que anda a fazer...
Vitorio, já não é a primeira vez, não digo que não gostei de ver as tuas fotos, e acredito que te estejas a divertir, mas não percebo porque partilhas essas tuas fotos aqui... isto é sítio e maneira de expores a tua vida pessoal? porque haveria eu de querer ver o jeep em que andaste a passear? ... e desculpa mas...
"No brasil ha praias com demasiada vegetação e poucas habitações.. Tens que ver o por do sol atras de imensas pessoas e so apenas subindo a dunas gigantescas.."
Para concluir esta primeira impressão devo deixar uma palavra de alento ao Francisco, que fez uma coisa muito bem feita para esta gente todo poder andar a dizer tangas uns aos outros (sem contudo que deixe de estar incluído na severa crítica acima feita). E ainda deixar duas gargalhadas, uma para a foto de cabeçalho (muito bom, hahaha não consegue descrever), e a outra vai para a minha foto que aparece no site, conseguíste surpreender-me, até porque nem sei de quem é a mochila...
Etiquetas: marconigatan adress
Etiquetas: Nós (ainda) por cá
Só queria dizer mais uma coisa:
Aqui, neste blog, com vc's, ("obrigado, francisco.") sinto-me em casa.
:D (desculpem a minha propensão idiota para piadas faceis (sem piada))
Etiquetas: entre cá e lá.
Quando tiverem lá, não se esqueçam do cá.
Etiquetas: nós por cá
Confesso que não fui a grandes sítios este Verão.. Deixei-me levar pelo Sudoeste mais uma vez..
Mas isso não quer dizer que não tenha feito avanços a nível pessoal/profissional.
Etiquetas: festivais, nós por cá
Etiquetas: brasiu, é pá polémica
Como desabafo, quero dizer que o que mais motiva a minha ida para a Austria, não é a faculdade; não é sequer a arquitectura; muito menos será a vida "académica" que lá se possa proporcionar, ou as viagens que est(ar)ão planeadas. Não é nem isso nem tão pouco a minha vontade de sair de cá. Neste momento, o principal motivo da minha ansiedade é "Só" (Obrigado, francisco.) a oportunidade que isso me dará de escrever num blog com esta imagem de prestígio e bom gosto na página de entrada. :)
(Queria só acrescentar ainda que, relativamente ao questionário, se devia abrir uma entrada no Wikipedia para esclarecer devidamente as pessoas.)
Etiquetas: entre cá e lá.
Para aqueles que se queixavam de falta de noticias dos chilenos da capital... ca vai para ja uma gigante reportagem pre-erasmica de um deles... Ca ficam alguns motivos que me fizeram repensar na volta ao brasil para visitar os chapas e mininas deste blog:
No brasil ha praias com demasiada vegetacao e poucas habitacoes.. Tens que ver o por do sol atras de imensas pessoas e so apenas subindo a dunas gigantescas..
E no brasil tens que pensar demasiado o que pode levar a um aquecimento enorme da cabeca, o que por sua vez provoca queimaduras nos ombros e costas...
"E por estas e por outras" que estou a repensar as minhas viagens de erasmus :)
Ah pois é! Vimos por este meio informar que em setembro a dupla de dj´s mais conhecida por Justice irá actuar aqui no rio! Vêm também, em Novembro, os "rockeiros" britanicos Bloc Party! Recomenda -se!
É impressao minha ou este blog anda muito parado?
Etiquetas: favelados
Etiquetas: FAQ
..com esta imagem de fundo declaro aberto o Blog Erasmus 2008/2009...
Etiquetas: nós por cá
É só para dizer que na Noruega não se come bacalhau salgado, como em Portugal.
Não, aqui compra-se 1kg de peixe congelado a pensar que é pescada, e acabamos por descobrir que afinal TORSK quer dizer BACALHAU ...mas fresco!
E pronto, é isso, achei que isto era claramente importante para iniciar o blog.